Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A COP
Início do conteúdo da página

A COP

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 15h58 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2017, 10h35 | Acessos: 226

A 23ª Conferência das Partes (COP 23) sobre mudança do clima será realizada entre 6 e 17 de novembro em Bonn, na Alemanha. O Brasil e mais de 190 países participarão do evento com o objetivo de avançar nas ações para conter o aumento da temperatura média do planeta. Além disso, o Espaço Brasil na COP 23 será montado pelo governo federal para envolver setor público, iniciativa privada, sociedade civil e academia em debates sobre o tema.

O que é

O mundo apresenta uma tendência de aquecimento global causada pelas emissões de gases de efeito estufa. Para estabilizar a concentração desses gases na atmosfera, os países consolidaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima durante a Rio 92, encontro mundial sobre meio ambiente realizado no Rio de Janeiro em 1992.

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção. Todos os anos, os países signatários reúnem-se para tomar decisões necessárias para promover a efetiva implementação da Convenção e dos instrumentos jurídicos que a COP possa adotar. As decisões são coletivas e consensuais e só podem ser tomadas se forem aceitas unanimemente pelos países.

Neste ano, será realizada a vigésima terceira edição da Conferência, a COP 23. O evento será realizado entre 6 e 17 de novembro em Bonn, na Alemanha, onde fica a sede da UNFCCC. A reunião será presidida pela República das Ilhas Fiji, um país insular situado no Oceano Pacífico que, assim como outras pequenas ilhas, corre riscos por conta do aumento do nível dos oceanos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página