Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > MUDANÇA DO CLIMA
Início do conteúdo da página

Mudança do clima

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 15h59 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2017, 10h36 | Acessos: 126

Efeito Estufa: é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, o que promove o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa. Esses gases tornam o planeta habitável. Caso não existissem naturalmente, a temperatura média da Terra seria muito baixa (-18°C). A presença deles proporciona uma temperatura média global de 14ºC.

Gases de efeito estufa: as mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função do aumento das emissões decorrentes da atividade humana. As emissões desses gases ocorrem em diversos setores. Entre eles, estão o uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), a agricultura e a pecuária, o transporte, as indústrias (produção de cimento, alumínio, ferro, aço e outros) e o desmatamento e degradação de florestas.

Aquecimento global: a maior parte da atual mudança do clima é atribuída às atividades humanas. A principal evidência disso é o aquecimento global, que foi detectado no aumento da temperatura média global do ar e dos oceanos, no derretimento generalizado da neve e do gelo, e na elevação do nível do mar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página